Agromais

Frente Parlamentar da Agropecuária debate Marco Legal das Ferrovias e falta de contêineres nos portos

A proposta foi aprovada no Senado Federal

AgroMais 22/10/2021 • 19:39
Bombeiros tentam retirar contêineres derrubados no rio Maas
Bombeiros tentam retirar contêineres derrubados no rio Maas
AFP PHOTO / ANP / MARCO DE SWART

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) reuniu-se para debater o Marco Legal das Ferrovias na última terça-feira (19). Além disso, a falta de contêineres nos portos também foi uma das pautas, já que pode afetar as exportações. A reunião contou com a participação de parlamentares e do presidente da Embrapa, Celso Moretti.

A proposta do Marco Legal das Ferrovias, que foi aprovada no Senado Federal e agora está aguardando análise da Câmara dos Deputados, cria condições para aumentar os investimentos privados no setor ferroviário, reduz a burocracia para a construção de novas ferrovias e inova no aproveitamento de trechos ociosos e na prestação do serviço de transporte ferroviário.

Entre as mudanças previstas, está a permissão da construção de novas ferrovias por autorização, como já ocorre na exploração de infraestrutura em setores de telecomunicações, energia elétrica, portuário e aeroportuário. Em relação à falta de contêineres nos portos, o coordenador da Comissão de Infraestrutura e Logística da FPA, deputado Arnaldo Jardim, do Cidadania-SP, explicou que já foi solicitada uma solução ao Ministério da Infraestrutura para resolver o problema.

Durante a reunião, também foram discutidos temas que têm preocupado o produtor rural, como a alta do custo de produção. De acordo com o presidente da FPA, Sérgio Souza, o custo foi reajustado em 130% nos últimos 7 meses. Embora com tantas dificuldades, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, ressaltou a importância de apresentar ao mundo, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá na Escócia no final do ano, que o Brasil pode produzir de forma sustentável.

  • Agronegócio
  • Frente Parlamentar
  • Marco Legal das Ferrovias