Agromais

CNA entrega posicionamento dos agricultores rurais para o Governo Federal para a COP26

Cinco temas que foram destacados são os mais relevantes nas negociações da Conferência sobre mudanças climáticas

AgroMais 11/10/2021 • 12:15 - Atualizado em 11/10/2021 • 12:57
Emissão de carbono
Emissão de carbono
Foto: EBC

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) entregou, para o Governo Federal, um documento que mostra o posicionamento dos agricultores rurais para ser levado para a Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, a COP-26. O evento está marcado para acontecer no final de outubro e início de novembro na Escócia. A CNA vai compor a Delegação Brasileira.

O documento completo com o posicionamento da Confederação Nacional da Agricultura foi entregue ao governo na tarde da última terça-feira (5). O evento online contou com a participação do presidente da CNA, João Martins, da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite, além de representantes do setor.

A CNA destaca no documento os cinco temas que, para o setor, são os mais relevantes nas negociações do novo acordo climático na COP-26: as definições objetivas sobre o mercado de carbono; a criação de um plano de ação; a defesa de que países considerados os maiores emissores devem financiar doações ou transferência de tecnologias; a adoção de mecanismos focados em adaptação; e a preservação.

O documento entregue representa o anseio de mais de 6 milhões de propriedades brasileiras para a COP,  um encontro anual da ONU, que em 2021 reúne 197 nações para discutir as mudanças climáticas e como os países pretendem combatê-las. O objetivo é reduzir o impacto da atividade humana no clima. Durante a solenidade, líderes globais vão avaliar os resultados do Acordo de Paris de 2015, que foi um marco nas negociações internacionais sobre o clima. Esse acordo foi o passo mais importante já dado pelos países na tentativa de limitar as mudanças climáticas.

  • Agronegócio
  • Agricultores
  • CNA
  • COP26
  • Governo Federal
  • Clima